Relat rio de Quimica
Aluna: Natália de Oliveira Rabelo
Professor: Carlos Eduardo Vieira De Moura
Matricula: 14214070140
Introdução Os colóides ou dispersões coloidais representam uma classe de substâncias que possuem características intermediárias entre uma solução verdadeira e uma suspensão. O objetivo desta aula é tomar conhecimento de algumas propriedades dos colóides, discutir a estabilidade destes sistemas, evidenciar fenômenos de superfície. Observar o Efeito Tyndall e a Eletroforese.
Matérias utilizados:
Tubo de ensaio
Bico de Busen
Pípeta
Becker
Resultados e discussão – I.Preparação de colóides:
1. Processos de condensação:
a) Fe(OH)3 coloidal.Em um tubo de ensaio com 3 mL de água quente, adicionou-se 4 gotas de solução saturada de FeCl3. Repetiu-se o procedimento usando água fria no lugar da quente e comparou-se que com a água quente houve mudança de coloração para castanho, e a solução ficou turva. Com água fria a solução tornou-se amarela, continuando límpida.
2. Processos de dispersão:
a) Em um tubo de ensaio com 3 mL de água adicionou-se 3 gotas de óleo vegetal e agitou-se. Observando a formação de duas fases. A água e o óleo vegetal que são imiscíveis porque a água é polar e o óleo apolar.
b) Repetiu-se o procedimento adicionando-se ainda 4 gotas de detergente e agitou-se.
Conclusão:
Os sistemas coloidais apresentam propriedades únicas, o que os distinguem das suspensões grosseiras, soluções e misturas apenas de solventes. É importante estabelecer condições bem definidas para o seu preparo de modo a atingirmos a estabilidade final desejada.