Uso dos porquês
Ex: Por que você faltou na aula hoje?
Gostaria muito de saber por que você faltou na aula hoje? * Porque (junto e sem acento) – não importa o local onde o mesmo se localiza (inicio, meio ou fim). É utilizado apenas para dar respostas, pois ele é uma conjunção subordinativa causal (indica causa) ou final (indica finalidade), também pode ser uma conjunção coordenativa explicativa (indica explicação). Já que, pois ou a fim de que, podem substituir o mesmo.
Ex: faltei a escola hoje porque estava doente.
* Por quê (separado e com acento) - é utilizado para fazer perguntas, a diferença é que pode aparecer apenas no fim de uma frase, isso pelo motivo do “quê” em fim de frase necessitar do acento.
Ex: Ela não me ligou e nem disse o por quê.
* Porquê (junto e com acento) – nesse caso o mesmo é um substantivo, assim para que possa ser utilizado é necessário que seja precedido de um pronome adjetivo, ou numeral, ou por artigo (o,os)
Ex: Este porquê é um substantivo ( pronome adjetivo) Existem quatro porquês ( pronome numeral)
Conclusão
O uso dos porquês é muito freqüente no dia a dia das pessoas, o que torna o devido tema muito interessante e de grande utilidade, pois possibilita o conhecimento dos seus quatro tipos diferentes existentes e as suas colocações, facilitando a vida estudantil ou universitária e de um futuro