Solidariedade social presente na obra de émile durkheim
Centro de Educação à Distância
Serviço Social- 2° Semestre
SOCIOLOGIA
Campo Grande, MS
DATA
Publicação
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apresentar a Solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim, a Diferença entre a Revolução Americana e Revolução Francesa, “Declaração de Independência dos Estados Unidos da América” (1776), a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” (1789) e a Realidade dos direitos humanos no Brasil, a fim de favorecer o aprendizado dos temas abordados.
Solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim
Podemos afirmar que a solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsabilidade pela coesão ligação entre as pessoas. Contudo a solidez, o tamanho e a intensidade dessa consciência coletiva é que iria medir a ligação entre os indivíduos, variando segundo o modelo de organização social de casa sociedade. Nas sociedades de organização mais simples predomina um tipo de sociedade diferente daquela existente em complexas, uma vez que a consciência coletiva se daria também de forma diferente em cada situação.
Para compreendermos melhor basta uma simples comparação entre sociedades indígena do interior do Brasil com sociedades industrializadas como das regiões metropolitanas das principais capitais. O sentimento de pertencimento e semelhanças é muito maior entre os índios ao redor de um lago quando pescam do que entre os passageiros no metrô de São Paulo ao irem para o trabalho pela manhã. Dessa forma segundo Durkheim, poderíamos os perceber dos tipos de solidariedade social, uma do tipo mecânica e outra orgânica. Segundo Durkhein, a solidariedade do tipo mecânica depende da extensão da vida social que a consciência coletiva (ou comum). Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a intensidade da solidariedade mecânica. Alias para seu individuo o