Anhanguera
DOMINGUES, RONALD. Domingues Web Site (2001).
URL: http://www.domingues.f2s.com
O homem é um ser pluralista - um conjunto complexo, não uma unidade para a maximização - e tem o direito de viver em uma sociedade pluralista. (Rostow)
Walt Whitman Rostow, economista americano nascido na Prússia em 1916, considerou viável decompor a história do desenvolvimento de cada economia de acordo com um determinado conjunto de etapas. O objetivo de Rostow foi apresentar uma alternativa à teoria marxista sobre os rumos da história. Suas idéias foram apresentadas no livro "Etapas do Desenvolvimento Econômico: um manifesto não comunista". A seguir, apresentamos uma síntese do modelo defendido em tal trabalho.
As cinco etapas do desenvolvimento
Sociedade Tradicional é aquela em que o nível de produção per capita é limitado. Essa limitação ocorre graças à baixa produtividade oriunda da falta de tecnologia. Por isso diz-se que são sociedades "pré-newtorianas", por não haver manipulação produtiva sistemática. Tal sociedade dedica, normalmente, a maior parte de seus esforços na produção agrícola. Historicamente, essas sociedades são exemplificadas pelas dinastias da China, as civilizações antigas do Oriente Médio e Mediterrâneo e a Europa medieval.
As precondições para o arranco é a segunda etapa do desenvolvimento. Agora, abordamos uma etapa de transição da Sociedade Tradicional para o Arranco propriamente dito. Passa a haver a aplicação da ciência moderna na produção agrícola e industrial, num ambiente de expansão internacional. É importante levar em consideração que alguns países mais favorecidos foram precursores nessa fase de desenvolvimento e logo "injetaram" seu novo modo de vida em outras nações. Nessa fase, surgem grandes empreendedores visando grandes lucros e correndo riscos, nascem os grandes bancos, crescem os investimentos em transportes e comunicação e amplia-se o comércio exterior. Essas transformações