uso do paquímetro
CAMPUS CURITIBA
ENGENHARIA mECÂNICA
FERNANDO RAUPP PEREIRA
GABRIEL DUCATTI
Uso do paquímetro
CURITIBA
ABRIL, 2014
1 - Introdução
Este relatório tem como objetivo mostrar a familiarização com o uso do paquímetro, a aplicação da teoria elementar dos erros, a determinação direta das dimensões e massa de um sólido metálico, a determinação de sua densidade e a incerteza propagada associada ao seu valor. O método utilizado para a realização deste experimento foi através de várias medições feitas com um paquímetro e uma balança digital de um determinado cilindro. E assim poder determinar sua densidade após alguns cálculos.
2 - Fundamentação Teórica
Incerteza é uma quantidade (dimensional ou adimensional) que expressa a confiabilidade de um conjunto de dados, dando sua dispersão, bem como, não dependendo do valor verdadeiro. Erro é a diferença entre o valor de uma certa medida com seu valor verdadeiro (relacionando ambas conforme o tipo de erro). A propagação de incerteza ou propagação de erro (ambas diferem na forma de apresentar seus valores), é uma forma de verificar a confiabilidade dos dados de uma certa amostra/medida, quando esta é submetida a diferentes operações matemáticas. Ela define como as incertezas/erros das variáveis estão relacionadas e fornece a melhor estimativa para aquele conjunto de dados.
3 - Procedimento Experimental
Usou-se um paquímetro mitutoyo (0,05mm) para medir o solido cilíndrico e uma balança digital (0,01g) para determinar sua massa.
Com o paquímetro determinou-se a altura (h), e seu diâmetro (d). Fazendo 10 (dez) medições de cada grandeza. Então calculou-se a média, desvio em relação à média de cada medida, desvio em relação à média ao quadrado, desvio médio associado a cada grandeza, desvio médio percentual e desvio padrão das três grandezas.
Tabela 1 - diâmetro, desvio em relação à média e desvio em relação à média ao quadrado.
1
25,60
0,03
0,0009
2