Joga Vida Financeira
O jogo vida financeira foi criado pelo banco Santander e adaptado pelos bolsista de ID para ser aplicado em sala de aula.
O objetivo é fazer com que os alunos exercitem os conceitos aprendidos e perceber a importância dos mesmos na vida real, já que o jogo simula uma situação financeira que é proposta aos alunos.
Resumidamente o jogo funciona da seguinte forma:
A turma é separada em grupos que formam “famílias”. No início do jogo, cada família recebe uma carta, onde estão descritos os níveis de necessidades básicas que cada família precisa alcançar com o dinheiro, sendo elas, lazer, conforto, tempo e satisfação. Cada uma destas cartas tem níveis diferentes das necessidades visando à diversidade entre as famílias. Em seguida, durante algumas rodadas, as famílias participam de leilões, nos quais são oferecidas cartas onde as famílias precisam comprálas, pois, cada carta possui duas das necessidades, também com níveis diferentes, que ajudam a sanar as necessidades (Ex:
Bicicleta fornece tempo e lazer). Durante as rodadas, também são oferecidas cartas de investimento, sendo que essa pode ser aplicada em qualquer uma das necessidades. Ao decorrer do jogo cada família terá que passar por um imprevisto prédesignado em algumas cartas, tendo que saldar uma divida naquele exato momento. Ao fim das rodadas, comparase o resultado de cada família. Serão considerados em equilíbrio financeiro os grupos que tiverem conseguido suprir todas as necessidades básicas, a família vencedora, ou a que estiver em menor desequilíbrio.
Também é disponibilizado para cada família ao inicio de cada rodada um salário de $6 .
Cada família tem de se controlar para fazer seus lances e não entrar em dividas exorbitantes, sendo que todas tem o direito de pegar empréstimos quando quiser, basta que se dirijam ao banqueiro, quando isso acontece, a família pode pagar esse empréstimo imediatamente ao final da rodada, sendo isentada de juros, mas também podem