Relatorio de fisica experimental
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Teleinformática
Disciplina: Física Experimental para Engenharia
Prática 1:
PAQUÍMETRO
Nome: Lucas Weyne Barros Ferreira
Matrícula: 345731
Prof.: Carla Maria
Turma: 25A
1.1 Objetivos
Conhecimento não só do paquímetro e do seu uso para fazer medidas precisas de objetos com comprimentos, diâmetros e profundidades razoavelmente pequenas como o conhecimento para fazer aproximações e o uso do conceito sobre algarismos significativos para fazer operações e buscar cada vez mais uma melhor precisão dos valores obtidos em laboratório. 1.2 Material * Paquímetro * Cilindro * Tarugo * Peça com furo cego * Régua * Tiras de papel
1.3 Introdução
O paquímetro é um instrumento, feito de aço inoxidável, utilizado para fazer medidas precisas, geralmente milimétricas, de objetos com dimensões relativamente pequenas como tarugos e tubos ou peças com diâmetro interno e externo ou com profundidades pequenas e inviáveis de se medir com uma régua comum graduada em centímetros.
A figura ao lado mostra um paquímetro comum. Existem também paquímetros digitais que dão medidas mais precisas que os convencionais uma vez que não há leituras ambíguas que podem ter no uso do paquímetro convencional.
Durante este relatório faremos o uso do paquímetro comum (conhecido como universal) e baseá-las nossas medidas no uso dele. O paquímetro universal é bastante prático e sua precisão (apesar de não ser o aparelho mais preciso) é indiscutível.
Figura 1: foto de um paquímetro universal.
Um paquímetro é composto de duas réguas (uma inferior e outra superior a qual chamamos de nônio), uma haste para medir profundidades, mandíbulas e orelhas para prender o objeto em questão, um cursor no qual se pode deslizar a parte inferior do paquímetro para obter um maior ajuste da régua e da peça a se medir. E também uma trava que utilizamos para