Relatorio de fisica experimental - prática 2 - micrômetro
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Teleinformática
Disciplina: Física Experimental para Engenharia
Prática 2:
MICRÔMETRO
Nome: Lucas Weyne Barros Ferreira
Matrícula: 345731
Prof.: Carla Maria
Turma: 25A
2.1 Objetivos Conhecimento do micrômetro e de sua grande precisão como aparelho de medida capaz de fazer medições ainda mais precisas que o paquímetro (Prática 1) de peças tão pequenas e finas que seriam inviáveis a medição com qualquer aparelho de sensibilidade menor.
2.2 Material * Micrômetro * Esfera * Tarugo * Fios * Lâminas * Papel
2.3 Introdução Em laboratórios e oficinas é essencial o uso de aparelhos de medidas, o micrômetro é um instrumento bastante preciso utilizado para medir fios, lâminas e espessuras de diversos objetos. Sua precisão é tanta que podemos até fazer medidas da espessura de um fio de cabelo.
Figura 1: Foto de um micrômetro
O micrômetro foi inventado por Jean Louis Palmer e em sua homenagem o micrômetro é chamado de Palmer. Dotado de diversas componentes o micrômetro se mostra eficiente para várias medições, Vejamos as principais componentes de um micrômetro: * Estribo; * Espera fixa ou Batente; * Espera móvel ou Fuso; * Bainha; * Tambor; * Catraca; * Fixador.
O estribo normalmente é um isolante térmico, as duas esperas (a fixa e a móvel) são utilizadas para ajustar a peça a ser medida. A bainha nada mais é que uma linha com traços milimétricos inteiros e traços de meio milímetro os traços são combinados de forma que os traços inteiros são colocados na parte superior da linha e os de meio milímetro estão na parte inferior dela (isso pode variar de acordo com o micrômetro usado). O tambor também é graduado e é dividido em n partes que na leitura nos darão as frações milimétricas. Vale ressaltar que é o giro no tambor que faz com que a espera móvel se aproxime da espera fixa. Vejamos a figura a seguir que mostra