Treinamento de paquimetro e micrometro
PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO
Série Multiplicadores
Índice
* Recomendações 03 * Apresentação Paquímetro 04 * Paquímetro: tipos e usos 05 * Paquímetro: Tipos de erros 12 * Paquímetro: conservação 20 * Limpeza do Instrumento 21 * Micrômetro: tipos e usos ‘ 22 * Micrômetro: conservação 31
Recomendações
Os instrumentos de medição são utilizados para determinar grandezas. A grandeza pode ser determinada por comparação e por leitura em escala ou régua graduada. É dever de todos os profissionais zelar pelo bom estado dos instrumentos de medição, mantendo-se assim, por maior tempo, sua real precisão.
Evite: 1. Choques, queda, arranhões, oxidação e sujeira; 2. Cargas excessivas no uso; medir provocando atrito entre a peça e o instrumento; 3. Medir peças cuja temperatura, quer pela usinagem quer por exposição a uma fonte de calor, esteja fora da temperatura de referência; 4. Utilizar o Instrumento quando o mesmo apresentar algum tipo de Alteração
APRESENTAÇÃO DO PAQUIMETRO
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.
O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:
As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC.
Tipos e usos
Paquímetro universal
É utilizado em mm
Medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Trata-se do tipo mais usado.
Paquímetro universal com relógio
O relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agi0lizando a medição.
.
Paquímetro de profundidade
‘Serve para medir a profundidade de furos