EXPERIMENTO 1
RESUMO
No relatório proposto foram medidos o volume, peso e a densidade de certos objetos (esfera e cilindro). Para tal fim, foram utilizados dois instrumentos para medir as dimensões lineares, o paquímetro e o micrômetro, e um instrumento para medir a massa desses objetos, a balança de dois pratos. Como os resultados desses cálculos dependem de uma sequência de medidas, foi necessário fazer o cálculo das respectivas incertezas do valor resultante e obter a média desses valores.
INTRODUÇÃO
Nas atividades das áreas de Biologia, Engenharia, Estatística, Física, Química, entre outros, as necessidades de se medir grandezas como comprimento, tempo, massa, corrente elétrica, pressão e muitas outras são frequentes. Ao medir, é necessário saber expressar os valores das grandezas em números, bem como realizar operações aritméticas envolvendo tais valores.
É conveniente denominar medição ao ato de medir, enquanto é dado o nome medida ao valor quantitativo obtido numa dada unidade. Um dos princípios básicos da Física diz que “não se pode medir uma grandeza física com precisão absoluta”. Qualquer medição, por mais bem feita que seja, leva a um resultado sempre aproximado; o valor obtido pe sempre acompanhado de uma incerteza ou erro.
Medir uma dada grandeza física significa determinar o númer do vezes que a unidade (padrão) está contida na grandeza. O número acompanhado da unidade, é o que se chama de medida. Mas nunca é possível dizer que a grandeza contém um número exato de unidades. O ato de medir é sempre acompanhado de um erro, então ao expressar o valor de uma medição, é fundamental saber o número de algarismos com que se pode escrever tal valor e é indispensável especificar a confiabilidade do valor expresso, indicando a incerteza ou erro.
A área do conhecimento denominada Teoria dos Erros é a que trata das incertezas das medidas e de suas consquências. Ela procura sistematizar maneiras apropriadas de: escrever os valores que