Experimento 1
d=m/v,
Logo temos que: o volume(v) é inversamente proporcional à densidade(d).
2. Em nosso experimento anotamos para densidade da água 0,9875g/ml a 25°C, um valor bem próximo da literatura publicada que é de 0,9970 a 25°C. Essa diferença pode se dá pela variação da temperatura ou até mesmo pela precisão dos equipamentos utilização no experimento.
3. A densidade é a relação entre massa(m) e o volume(v). d=m/v, em nosso experimento encontramos 0,9875g/ml para a densidade da água que é um valor bem próximo do encontrado na literatura. A diferença observada entre a densidade da água e “água+sal” é devido à relação de proporcionalidade existente entre densidade(d) e volume(v). Como na mistura de água+sal, temos mais partícula dissolvida em um mesmo volume é esperado um aumento da densidade.
4. Quando se aumenta a temperatura de um liquido, ocorre o aumento do volume fixo deste, pois haverá a dilatação ocasionada pela separação dos átomos e moléculas. Ao se diminuir a temperatura tem-se o processo inverso. E como a densidade (d) e inversamente proporcional ao volume(v), ocorre uma variação da densidade com diferentes temperaturas, por esse motivo e importante estarem em uma mesma temperatura.