Experimento 1
Objetivo: Determinar o calor transferido durante diferentes transformações químicas e físicas. Verificar experimentalmente a lei de Hess.
1. Introdução
A termoquímica é a ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou a mudanças no estado físico de uma substância. A quantidade de calor liberada ou absorvida em um processo pode ser determinada experimentalmente utilizando-se um aparelho chamado calorímetro. O calorímetro e seu conteúdo formam um sistema isolado, que impede trocas de calor com o exterior. Um frasco de Dewar (garrafa térmica) cumpre este requisito. Outros arranjos experimentais podem ser propostos desde que permitam o isolamento do sistema reacional. O calor liberado ou absorvido por uma reação sob pressão constante pode ser medido em um calorímetro simplificado, como um copo de isopor (Poliestireno expandido) que atua como camada externa isolante visando assegurar que a energia na forma de calor nem entre nem saia do recipiente externo.
A energia fornecida ou liberada como calor sob pressão constante é igual à mudança de entalpia, H.
Qp = H (1)
A entalpia de reação, rH (2) é a diferença entre as entalpias molares dos produtos e dos reagentes, cada termo ponderado pelo seu respectivo coeficiente esquiométrico, , na reação química.
rH = ΣυHm(produtos) - ΣυHm(reagentes) (2)
Neste experimento, você medirá a entalpia de neutralização de um ácido e uma base usando um calorímetro. O calor liberado na neutralização causará um aumento da temperatura da solução e do calorímetro. Considerando que desejamos obter o valor do calor da reação e que o calorímetro absorve parte do calor liberado, devemos conhecer a quantidade de calor absorvida pelo calorímetro. Para isto devemos determinar experimentalmente sua a capacidade calorífica (quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura do calorímetro em 10C). A mudança de temperatura durante o processo pode obtida