Uso do Jornal em sala de aula
A CONTRIBUIÇÃO DO USO DOS JORNAIS NO ENSINO
DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA
Alessandro de Barros 1
Desde a criação da Escola dos Annales no início do século XX, que a historiografia contemporânea tem se mostrado mais aberta, ao aceitar novas fontes e novas linguagens para se fazer história 2 . Graças a esta abertura, o ensino de história em sala de aula passou por grandes transformações, permitindo que novas fontes de linguagem viessem enriquecer o ensino, tornando-o cada vez mais dinâmico e cada vez menos sistemático, ou seja, cada vez menos baseado na massificação de datas, de determinados eventos, heróis ou de personagens construídos com determinado objetivo.
Estas mudanças incorporaram ao ensino de história elementos do cotidiano, que por sua vez tem a finalidade de aproximar a história da realidade do aluno, não com o objetivo de torná-la anacrônica, mas permitir que as novas ferramentas, possam auxiliá-lo no seu aprendizado. Alguns destes novos elementos, só foram conhecidos a partir da segunda metade do século XX, é o caso da televisão e da internet, mas outros, como o caso das revistas, dos jornais e das fotografias, já figuram em nosso meio há bem mais tempo, sem contar os muitos outros meios, que surgem a todo instante, trazendo cada vez mais informação de maneira muito mais instantânea.
É baseado nestes apontamentos, que analisaremos o uso do jornal em sala de aula, com o intuito de saber se aplicabilidade deste, é realmente possível para se aprender história, uma vez que este está carregado destas informações instantâneas, tendências e construções hipotéticas, assim como muitos dos outros meios de novas linguagens dos quais não fazem parte da nossa abordagem.
Palavras-chave: Historiografia; Educação; Linguagens; Construções; Jornais.
1
Acadêmico do Curso de Licenciatura em História. Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail:
Lougan2007@ig.com.br.
2
REVEL, Jaques. A Invenção da Sociedade. Lisboa. Difel, 1990. p. 16-17.