Uso de medicamentos anti-inflamatórios esteroidais
OS 9 CERTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Medicamento Certo- o rótulo do medicamento deve ser lido pelo menos três vezes:
1. Antes de remover o medicamento da prateleira ou do carrinho de dose unitária.
2. Antes de preparar ou de medir a dose prescrita.
3. Imediatamente antes de administrar o medicamento ao paciente.
Dose Certa- comparar a dose prescrita do medicamento com a especificada nos livros de referência disponíveis no posto de enfermagem; conclua os cálculos do medicamento como indicado.
Paciente Certo-sempre confira antes de preparar a medicação o nome e sobrenome do paciente, número do quarto e leito. Se possível solicite ao mesmo dizer o nome.
Via Certa: tenha certeza na via de aplicação no medicamento conforme prescrito, mesmo o médico oferecendo escolha do tipo de aplicação. Cabe ao profissional compreender as diferença entre as rotas, tais como a taxa de absorção ou início de ação.
Hora Certa -para garantir o sucesso do tratamento a medicação deve ser administrada no tempo correto dentro no espaço determinado de tempo. Exemplos: 6/6 h, 8/8h, 12/12h. Esta atenção deve ser dobrada quando está se administrando antibióticos.
Tempo Certo;
Na aplicação da medicação, respeitar o tempo previsto na prescrição, por exemplo, se for em 30 minutos, ou em quatro horas, controlar adequadamente o gotejamento ou programar corretamente as bombas de infusão contínua ou bombas de seringa,controlando, dessa forma, a infusão conforme prescrição.
Validade Certa
Nunca esqueça de verificar a data de validade, quando a medicação está vencida deverá ser descartada. Faça um controle de validade dos medicamentos.
Abordagem Certa
Antes de administrar o medicamento deve-se esclarecer ao paciente qualquer dúvida existente referente ao mesmo e deve-se levar em consideração o direito de recusa do medicamento, pelo cliente.
Registro Certo
Sempre após da aplicação no medicamento,