metodo de pesquisa
Muito aplicado às ciencias naturais e humanas, consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que podem influenciá-lo e observar os efeitos que elas causam. Possui quatro etapas: a hipótese prévia, que é o caso a ser estudado, o controle e manipulação de variáveis, que são responsáveis pelo resultado do estudo junto com as técnicas de observação e o registo e generalização de resultados. Há sempre uma variável fixa (dependente), que não pode ser alterada. As variáveis independentes vão sendo alteradas até se chegar a um resultado (conclusão).
Utiliza-se um grupo experimental e um grupo testemunha. O experiemental é aquele que o pesquisador manipula as variáveis para observar as alterações. O grupo testemunha tem as mesmas características do experimental, mas não sofre alterações nas variaveis para fazer a comparação dos diferentes resultados.
Ele possibilita conhecimento mediante procedimentos experimentais, porém por exigir previsão e controle, torna-se às vezes inviável para objetos sociais. Já quando os objetos são físicos não há muitas limitações quanto à experimentação.
Uma amostra é utilizada e posteriormente esse resultado é generalizado e aplicado ao grupo total.
Exemplo: A criação de novas vacinas.
Metodo Monografico (estudo de caso)
Proposto por Pierre-Guillaume-Frederic le Play, o metode de monografico consiste em pesquisar um individuo ou grupo (profissões, instituições, grupos, comunidades) e criar uma generalização.
Ele parte do principio que um caso estudado em profundidade com uma investigação rigorosa de particulares ou coletivos, analizados em todos os aspectos, podem representar outros casos.
Exemplo: Cobre conduz energia. Prata conduz energia. Prata e cobre são metais. Logo todos os metais conduzem energia.