Óleo de lorenzo
O Óleo de Lorenzo
Parte 1
Introdução
ALD é um defeito congênito no metabolismo que afeta o cérebro. Só ocorre no sexo masculino e se desenvolve entre os 5 a 10 anos de idade. Os afetados morrem até depois de dois anos após o diagnostico. A gordura saturada destrói o cérebro. Existe uma enzima que devia diminuir a gordura, mas para quem tem essa doença, ela é defeituosa. Provoca colesterol nas artérias o que liquidifica o sangue. Essa doença corroe a mielina o que provoca a degeneração do cérebro, que perde suas funções.
1- O que causa o problema?
O que causa o problema é o acumulo de gordura no cérebro que destrói a bainha de mielina, que é o revestimento das células nervosas, e assim, consequentemente, afetando os impulsos nervosos.
2- Por que apenas a mãe é transmissora do problema?
O ALD só é transmitido pelos cromossomos femininos. A mulher recebe de sua mãe, mas é apenas portadora da doença, podendo assim, passar para seus filhos, aqueles que são do sexo masculino, desenvolvem a doença que é ainda mais cruel.
3- Quais os sintomas?
Os sintomas da doença são: Hiperatividade, desatenção, mudez, caminhar instável, perda de visão, surdez, postura debilitada, bipolaridade, isolamento progressivo, convulsões, alto grau de demência, coma.
4- Como os pais agem mediante ao diagnóstico?
Os pais de Lorenzo não aceitam que ele poderá morrer sem ter pelo menos uma chance de sobrevivência, então eles decidem estudar mais sobre a doença para conseguir ajudar o filho, que mesmo com a dieta que os médicos passaram, o nível de gordura continuava subindo e ele não estava melhorando.
Os pais partem a procura de uma nova dieta que mesmo assim não tem o resultado ideal. Eles decidem pesquisar mais, e descobrem uma maneira de fazer o “óleo de Lorenzo” com certos ingredientes, é o que funciona e os níveis de gordura do cérebro dele vão se normalizando, fazendo com que sua doença melhore.
5- Qual a principal mensagem que o filme transmite?