ANÁLISE DO USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO-ESTEROIDAIS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS: Revisão Bibliográfica
Analysis of the use of NSAIDs in pediatric patients: Literature Review
FLAVIANE MÉRCIA SILVA CABRAL [a], IRWIN ALENCAR MENEZES[b]
[a] Farmacêutica, discente no curso de especialização em Farmacologia Clínica na Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, Brasil e-mail: flavianemercia@gmail.com
[b] Professor Coordenador do Curso de Especialização em Farmacologia Clínica da Universidade da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, Brasil e-mail:
Resumo
Introdução: Os pacientes pediátricos formam um grupo que está frequentemente exposto a diversos tipos de medicamentos, visto a quantidade de patologias que esses pacientes podem apresentar em seus primeiros anos de vida. Os Anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) estão entre os medicamentos mais amplamente utilizados por crianças, com ou sem prescrição médica; Objetivo: Analisar o uso de Anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES) em pacientes pediátricos. Métodos: Foi realizado um estudo bibliográfico, onde foram coletadas referências em diversas bases de dados, selecionando-se artigos e ainda utilizando-se livros-texto de Farmacologia. Resultados e discussão: Grande parte dos medicamentos prescritos para crianças não são aprovados ou padronizados para uso nesses pacientes; Isso se deve principalmente ao fato de que pesquisas envolvendo crianças possuem diversas limitações éticas; assim as crianças estão continuamente expostas aos riscos de segurança envolvendo medicamentos. Deveria existir um interesse maior da comunidade científica e dos órgãos normativos no que condiz aos medicamentos utilizados em pediatria, principalmente a classe dos AINES, que estão entre os medicamentos mais prescritos e utilizados.
Palavras-chave: Medicamentos em crianças, AINES em crianças, pacientes pediátricos, farmacologia em pediatria.
Abstract
Introduction: Pediatric patients form a group that is often