Uso de estratégias e ferramentas para planejamento em uma Unidade de Informação.
2. Escopo Apresentação de metodologias para construção de planejamento no processo de melhoria de serviços, produtos e ambientes das unidades de informação, através de ferramentas como: Análise SWOT e das Cinco Forças de Porter, e a partir da análise feitas, os resultados são apresentados para a tomada de decisão. No caso do artigo tratado, buscou-se analisar os processos e definir as estrategias através de um planejamento direcionado para gestão de unidades de informação que buscam desenvolver a vantagem competitiva frente da concorrência agregando valor aos serviços prestados.
3. Objetivo O presente trabalho tem por objetivo compilar todos os tópicos abordados e discutidos na disciplina de Diagnóstico e Planejamento de Unidades de Informação mediante análise do artigo “Planejamento em unidades de informação: qualidade em operações de serviços na Biblioteca do SENAC Florianópolis”, que por sua vez, objetiva a busca da melhoria da qualidade percebida pelos clientes da biblioteca.
4. Métodos de diagnóstico/planejamento empregados
a. Análise SWOT
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para análise dos ambientes interno e externo de uma organização, servindo de sustentação ao planejamento estratégico e à gestão dessa organização. Esse método surgiu em 1950 através dos professores de Políticas de Negócios, George Albert Smith Jr. e Roland Christensen, da Universidade de Harvard. A sigla SWOT é a abreviação dos termos em Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças): as forças e fraquezas representam os fatores internos à organização, já as oportunidades e ameaças representam os fatores externos à ela, podendo ser demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais - ou seja, a organização não pode controlá-los.
b. As Cinco Forças de Porter As Cinco Forças