Resenha do texto de Freud: A PSICOGÊNESE DE UM CASO DE HOMOSSEXUALISMO NUMA MULHER
Aluna : Denise Maria Espíndola
RESENHA DO TEXTO A PSICOGÊNESE DE UM CASO DE HOMOSSEXUALISMO NUMA MULHER
No texto acima citado , Freud por meio da descrição e análise de um caso clínico, aborda a problemática da sexualidade e homossexualidade feminina.
A paciente em questão é uma bela jovem de dezoito anos que se encantara por uma “dama da sociedade”, dez anos mais velha. A dama tinha relações promíscuas com vários homens e mantinha relações íntimas com uma mulher casada.
Segundo os pais da moça , a mesma ,até aquele momento não havia demonstrado interesse pelo sexo oposto e em anos anteriores já havia apresentado interesse por outras mulheres.
Freud destaca de importância fundamental a cena no qual a jovem em um encontro com a dama, se deparara com olhar de raiva de seu pai. Na presença do pai a moça tentara, o suicídio se lançado ao trilho do trem.
Os pais procuram Freud após seis meses do incidente. O pai reagia com cólera ao homossexualismo da filha.
A mãe jovem e vaidosa já havia apresentado sintomas neuróticos. Parece que não se opunha à relação homossexual da filha no entanto não queria que se tornasse pública. O tratamento que dava a filha se diferenciava dos meninos. Os filhos recebiam muito mimo e a filha era tratada com frieza . A mãe a via como rival não interferindo na relação da mesma com o pai.
Freud lembra que o trabalho analítico neste caso é dificultado por dois fatores . A moça não veio ao seu encontro por iniciativa própria e também não apresentara sintomas histéricos ou qualquer outra queixa.
A remoção do homossexualismo era objetivo dos pais da moça. Freud coloca que quando o homossexual não se mostra disposto a abandonar ou trocar seu objeto sexual a retirada da inversão sexual é o fracasso.
Na primeira fase da análise Freud se preocupa com a coleta de informações e também no contato do paciente com a técnica da psicanálise. Já na segunda fase busca pela pela