Reportagem sobre o novo acordo ortográfico
Acordo Ortográfico
O que mudou no novo “Acordo Ortográfico”?
Especialistas e cidadãos comuns, muito já discutiram sobre as novas regras do acordo ortográfico que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012. A polêmica persiste.
A reforma ortográfica é um tema que tem gerado uma grande polêmica, pois as pessoas querem saber quais são as regras corretas na escrita, devido ao fato de isso ser uma coisa de importância vital para alguém que precisa escrever corretamente no cotidiano, seja na escola, no trabalho, em concursos, o fato é que as pessoas precisam se adequar as novas regas ortográficas se realmente querem um lugar de destaque nos dias de hoje.
O acordo ortográfico tem como objetivo instituir, através de um único tratado internacional, normas comuns que rejam a ortografia oficial de todos os países luso falantes. A ideia do acordo ortográfico surgiu no século XX, no ano de 1990 da necessidade de se unificar a língua portuguesa, falada por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo. A decisão pretende facilitar o intercâmbio cultural entre os países lusófonos e baratear o mercado editorial. Em 1990, na capital portuguesa, a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e representantes de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe assinaram o acordo, sendo que, em 1993, deveria ter sido publicado o “Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa” (VOCLP), sacramentado por todos os países. Mas, em vez de solução, a proposta virou um problema., sendo implantada nos países somente cerca de 20 anos depois de sua idealização.
Bechara, 80 anos, hoje ocupa a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 2000, "Tem gente fazendo