sociologia
Serviço Social
- Leitura e Produção de Textos -
Participantes:
ANGELA M. DE OLIVEIRA RODRIGUES – RA: 442605
CÍNTIA FERNANDES FROES – RA: 406463
CHRISTIANE HASELOF RODRIGUES – RA: 430441
MIRIANE CAMARA VIEIRA – RA: 422270
NARA BEATRIZ DA SILVA PAPALEO – RA: 439014
ATPS – 1º Semestre – Leitura e Produção de Textos.
Professor: Luiz Roberto Wagner
Porto Alegre, 13 de junho de 2013.
1 INTRODUÇÃO:
Temos como objetivo abordar nossas impressões a cerca da leitura, como o acesso a leitura está sendo viabilizado, por exemplo, aos estudantes. Também analizaremos diferentes tipos e genêros textuais. Para tanto usaremos diferentes materias de pesquisa como gramáticas, dicionários, textos da internet e o livro texto da disciplina. Como ponto de partida de toda nossa análise buscaremos os conceitos básicos e estratégias de leitura e produção de sentido.
2 REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS:
2.1 Concepção e Estratégias de Leitura e Produção de Sentidos
O dicionário luft (1991) define leitura como ação ou efeito de ler. Podemos ir mais além, pois a leitura também é resultante da construção de sentido. Não basta saber decifrar símbolos, para uma leitura ser eficiente é exigido mais do leitor. É necessário que ele use seus conhecimentos prévios e suas experiências pessoais. Estes são fatores importantes para uma boa leitura, porque fazem com que o leitor se aproxime do que está lendo, ele consegue se identificar, o que torna a leitura mais prazerosa e menos cansativa. Também dominar o idioma em que o texto está escrito é fundamental e conhecer as estruturas do texto.
O tema leitura pode ser baseado em três diferentes concepções. A primeira é foco no autor, a segunda é foco no texto e por fim a que se baseia na relação autor- texto- leitor.
A concepção de foco no autor baseia-se na ideia de que o autor tem um grande conhecimento para passar ao leitor, é como se o leitor fosse alguém passivo, que só está recebendo