Uso de EPI's
1. INTRODUÇÃO
Biossegurança é o conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, em virtude da adoção de novas tecnologias e fatores de risco aos quais estamos expostos. A Biossegurança em Saúde contribui substancialmente para a qualidade, promoção e proteção a saúde, assegurados nos princípios básicos do SUS e as políticas governamentais do Mais Saúde.
A preocupação com a segurança do profissional é tema recente. Somente da década de 80 adiante foram instituídas as precauções universais em biossegurança pela Fiocruz.
As inovações tecnológicas e a disseminação de informações sobre prevenção desses riscos tornam-se decisivas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com o propósito de atender a legislação e garantir a saúde de seus profissionais, evitando o absenteísmo, as empresas buscam diminuir a exposição de seus funcionários aos ruídos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os EPIs pertinentes a cada etapa de seu processo.
Este trabalho descreverá sobre os Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs, os quais são meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos.
2. DESENVOLVIMENTO
No ambiente laboratorial, encontram-se numerosos contaminantes que podem ser tanto de origem biológica como química, dependendo do trabalho que o laboratório desenvolve.
A seleção dos EPIs deve seguir as determinações da avaliação de risco realizada nos ambientes de trabalho, sendo esta essencial no contexto e atividades dos laboratórios