Uso da madeira e o meio ambiente
Suponha que a América parasse de cortar suas árvores para produzir madeira serrada, compensado, papel e outros produtos. Teria um efeito ruim ou bom em nosso meio ambiente?
Vamos analisar.
O que você usaria como material de construção para casas e móveis, ou papel para livros e artigos de papelarias ( lápis, canetas, papeis, Tc?) Nós substituiríamos por aço, alumínio, produtos de alvenaria, ou plástico? Comprar madeira de outros países? Ou daríamos um jeito sem madeira?
Se nós substituíssemos por produtos que não foram feitos de madeira, o meio ambiente seria o grande perdedor. Tais produtos que não são feitos de madeira custam muito para o meio. Os suprimentos de minério e petróleo para sua produção são finitos, uma vez acabados, não há como trazê-los de volta. A madeira, em contrapartida, é um produto renovável de uma sucessão interminável de árvores. Os produtos não produzidos a partir de madeira requerem muito mais energia para sua fabricação do que madeira: nove vezes mais para produzir uma placa de aço do que uma tábua de madeira, por exemplo. Isto mais tarde esgotará as reservas de combustíveis fósseis e carvão. Sem mencionar a maior poluição do ar e da água, enquanto contribui no potencial para o aquecimento global por meio do efeito estufa.
A madeira é também o melhor isolador de todos os materiais de construção estruturais, com milhões de pequenas células de ar inseridas em sua estrutura celular, formando uma barreia contra o calor e o frio. Uma polegada de madeira é 15 vezes um isolador tão eficiente quanto concreto, 400 vezes tão eficiente quanto o aço e 1770 vezes tão eficiente quanto o alumínio. Portanto, casas construídas com madeira necessitam de muito menos energia para aquecer e resfriar, além de conservar combustíveis fosseis e carvão.
Além disso, a madeira é reaproveitável, reciclável e biodegradável. Materiais inorgânicos necessitam de drenagens de energia adicionais para a reciclagem,