Ciencias ambientais
É comumente abordado o tema de sustentabilidade e preservação do meio-ambiente, tanto em revistas, telejornais, internet e até mesmo na própria grade escolar. Porém, normalmente, não é abordada a amplitude desse tema, e suas diversas ramificações e fatores em que está correlacionado.
Este relatório visa mostrar uma das muitas partes abordadas no tema sustentabilidade, porém relacionado à construção civil, mais especificamente, a utilização da madeira.
A madeira é um produto imprescindivelmente presente em quase todas as etapas das obras de construção civil. Podendo ser comumente encontrada em fôrmas, estruturas, escoramentos, esquadrias, pisos, forros, revestimentos até a mobília final, ainda hoje, para muitos arquitetos e engenheiros a utilização desta, ainda é indispensável, por ser um diferencial de beleza e sofisticação.
E a cada vez mais, se é obrigado a revisar os métodos atuais, para que seja assim possível aliar esse determinado uso da madeira, apropriadamente com a sustentabilidade necessária.
2 – A MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, é utilizada por todo o mundo. Possui diversas propriedades que a tornam muito atraente frente a outros materiais. Dentre essas podemos citar o consumo de energia para seu processamento, a alta resistência específica, a boa característica de isolamento térmico e elétrico, além de ser um material muito fácil de ser trabalhado manualmente ou por máquinas, outra vantagem da madeira é a absorção e a fixação de Dióxido de carbono e a principal vantagem, material sustentável.
O fato da madeira ser o resultado do crescimento de um ser vivo, implica em variações das suas características em função do meio ambiente em que a árvore se desenvolve. A esta variabilidade acrescenta-se que a madeira é produzida por diferentes espécies de árvores, cada qual com características próprias.
A madeira é um material que absorve a umidade do ar, sendo que