Usina tucuruí
De geografia
Colégio amapaense
Diretor: Enilton Junior
Professor: Lauro silva
Alunos (as): Alexandre Brendeson Austélio Roberto Ermiro Souza Marina Coelho Nelma dos santos
Turma: 321 turno: 1º
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre o projeto da construção da hidrelétrica de tucuruí. * HISTÓRIA * GERAÇÃO * TRANSMISSÃO * RESPONSABILIDADE SOCIAL * MEIO AMBIENTE * CAPACIDADE * LOCALIZAÇÃO * PERIODO DE CONSTRUÇÃO * PROPRIETARIO * INAUGURAÇÃO
*
USINA HIDRELÉTRICA TUCURUÍ APRESENTAÇÃO
A Usina Hidrelétrica Tucuruí é a maior obra de engenharia já realizada na Amazônia, um marco da engenharia mundial de barragens, pela sua magnitude, execução e operação. Dominar o Rio Tocantins foi uma tarefa de gigantes. Levar máquinas, equipamentos e trabalhadores, dos mais distantes lugares do Brasil e do mundo, exigiu uma complexa logística, com a construção de estradas, aeroporto e vilas residenciais. A construção de Tucuruí é uma história que mistura a garra e a criatividade do povo brasileiro com o profissionalismo da engenharia nacional.
Tucuruí foi construída em duas etapas, tendo inicialmente 12 unidades geradoras principais (350 MW) e duas unidades geradoras auxiliares (22,5 MW). Na 2ª etapa mais 11 unidades geradoras de 375 MW, totalizando 25 unidades e uma potência instalada de 8.370 MW consolidando a Eletrobras Eletronorte como sendo a terceira maior geradora do País, e representando aproximadamente 10% de toda a capacidade instalada no Brasil, fazendo chegar milhões de megawatts a praticamente a todas as regiões brasileiras por meio do Sistema Interligado Nacional - SIN. São atendidos também os grandes projetos minero-metalúrgicos, o que resulta nos maiores contratos de fornecimento de energia elétrica no mundo.
Tucuruí também representa a formalização de um compromisso do Governo Federal com as