Usina Hidrelétrica de Tucuruí
Na casa de força 1 é composta de 12 unidades geradoras2 de energia, sendo que cada unidade gera 350 MW e mais 2 geradores auxiliares de 22,5 MW3. Na casa de força 2 é composta de 11 unidades geradoras de energia , sendo que cada unidade gera 370 MW totalizando 25 unidades geradoras e uma potência de 8.370 MW. Os equipamentos e instrumentos usados são de ótima qualidades com as suas estruturas altas e de grande peso.
Há um processo inteligente e criativo para gerar energia. Desde a energia cinética que é quando os espirais sugam de forma potencializada a água que desce para o gerador transformando- se em energia mecânica, ao chegar ao rotor se transforma em energia elétrica, sendo distribuída para as subestações e direcionada ás empresas filiadas á Eletrobrás Eletronorte.
A preocupação em preservar o meio ambiente foi um dos pontos fortes para a construção da Hidrelétrica. Por exemplo, quando a potência da água desce para gerar a a energia mecânica, antes disso acontecer é retirado maior número possível de peixes e voltado para seu habitat normal. A empresa responsável por essa construção estabilizou uma política, se referindo á política ambiental. Que rege cinco princípios á ser seguido, para o respeito á natureza, preservação do meio ambiente e também para incentivar e conscientizar as pessoas que devemos respeitar, preservar e cuidar do meio ambiente.
A empresa responsável por esses trabalhos é uma das 150 melhores empresa do mundo, competente, eficiente, preocupando- se com o meio ambiente, valorizando as pessoas e visando o melhor para o nosso país.
Unidades geradoras
Potências de cada uma
Casa de força 01
12
350MW
Casa de força 01
02 auxiliares
22,5MW
Casa de força 02
11
370MW