USINA HIDREL TRICA DE TU CUR U
563 palavras
3 páginas
USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍA usina de Tucuruí foi construída ao longo do rio Tocantins no município de Tucuruí-PA em duas etapas. A primeira etapa das obras começou em 1974 e 2 geradores começaram a funcionar em 1984, inaugurando oficialmente a usina de Tucuruí. O último gerador da primeira etapa foi ligado em 1992. Eram 10 geradores principais de 350 MW e 2 geradores auxiliares de 22,5 MW totalizando 4245 MW de capacidade energética.
Na segunda etapa houve uma ampliação da capacidade energética. Essa etapa consiste na instalação da segunda casa de força, na qual foram colocadas mais 11 unidades geradoras de 375 MW e potência instalada de 4125 MW, totalizando atualmente 8370 MW de capacidade energética. As obras dessa segunda etapa começaram em 1998 e foram concluídas em 2006 quando o ultimo gerador da segunda casa de força foi ligado. Desde então, em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira (a usina de Itaipu tem potência maior, mas sua energia é dividida entre Brasil e Paraguai), sem falar em seu vertedouro que possui capacidade para 110000 m³/s de vazão de água e é o segundo maior do mundo.
A energia firme e renovável de Tucuruí é escoada por linhas de transmissão de 230 kV e 500 kV. Além de atender os mercados do Pará, Maranhão e Tocantins, com cerca de 3500 MW médios mensais, a usina exporta energia para os sistemas Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
A usina foi construída para a geração de energia elétrica e para tornar navegável um trecho do rio Tocantins cheio de corredeiras. Os investimentos na expansão da usina hidrelétrica de Tucuruí totalizaram R$ 3,7 bilhões. No período de construção e montagem não houve qualquer restrição orçamentária e as obras nunca foram interrompidas.
* Problemas sociais, ambientais e econômicos:
Entre as consequências da barragem estão a perda da floresta, o deslocamento e desaparecimento de povos indígenas, a proliferação de mosquitos e os efeitos sobre a saúde devido à malária e a