Negocios
Para Holanda (2003) apud Campos Filho (2004) fica claro que a mão de obra torna-se despreparada para realizar uma atividade específica pelo fato de não haver treinamento presencial necessário para melhorar a qualidade da produção, e aponta como solução deste problema uma inclusão de treinamento de qualificação dos funcionários. O autor cita também a melhoria da qualidade do produto final e a melhor recepção dos empregados quando estes têm acesso à informação sobre segurança e saúde no trabalho.
EDUCAÇÃO E TREINAMENTO
Conceituar educação e treinamento com o mesmo sentido é uma forma errada, mas que vem sendo utilizada em empresas de construção civil. Estas duas palavras têm significados diferentes, e precisam ser analisadas de forma diferente, para que sejam corretamente aplicadas nos canteiros, com o objetivo de qualificar seus trabalhadores e assegurar os objetivos das empresas.
Estas definições ficam claras quando Pontual (1980) apud Holanda (2003) afirma que a educação é uma forma geral de ensino já o treinamento é mais específico e, segundo o autor, para outros, a educação encara o homem em toda a sua formação e já o treinamento só busca o trabalhador, e que a educação prepara o homem para a vida instruindo-o e enriquecendo-o das diversas maneiras possíveis e o treinamento o prepara para uma atividade específica, o trabalho. Por fim, Pontual (1980) apud Holanda (2003)