Usina Hidrocinetica
Considerado uma fonte estratégica para todo o mundo e, principalmente, para o Brasil, o mar vem chamando a atenção de especialistas em energia, que já testam e implantam algumas alternativas de geração, como a usina Hidrocinética (Usina de Ondas).
Usina De Pecém(Ceara)
Localizada no quebra-mar do Porto de Pecém, a 60km de Fortaleza, a usina de ondas é a primeira na América Latina responsável pela geração de energia elétrica por meio do movimento das ondas do mar. Com tecnologia 100% nacional, a estimativa é de que o equipamento de baixo impacto ambiental esteja completamente pronto para funcionar até o ano de 2020.
(Imagem Da Usina de Pecém no Ceara)
Conclusão
No trabalho apresentado vimos a usina Hidrocinética (usina de ondas) onde foi mostrado um pouco de como a mesma funciona e também mostrou que esse tipo de usina e uma fonte de energia renovável e pouco poluente.
Concluo que a energia das ondas é uma forma muito rentável não poluente e muito fácil de se obter porque afinal o que não falta no mundo são os mares.
Hidrocinética (energia das Ondas)
A Energia Hidrocinética utiliza das ondas criadas pelo vento que sopra na superfície de todo o mar.
A Usina de Ondas traz como principal inovação a construção em módulos, o que permite a ampliação da capacidade.
Cada módulo é formado por um flutuador, um braço mecânico e uma bomba conectada a um circuito de água doce. A medida que as ondas passam, os flutuadores sobem e descem, o que aciona bombas hidráulicas, que fazem com que a água doce contida em um circuito fechado, no qual não há troca de líquido com o ambiente, circule em um local de alta pressão.
Essa água que sofre grande pressão vai para um acumulador, que tem água e ar comprimidos em uma câmara hiperbárica.
Referencias