Usina de Itaipu
DISCIPLINA: Atividades Práticas Supervisionadas
ALUNO: MATRÍCULA:
USINA DE ITAIPU
Goiânia – GO
09/06/2013
SUMÁRIO
Introdução 3
Capítulo 1: Uma história de desafios 4
1.1 Desafio humano 4
1.2 Desafio energético 5
1.3 Desafio diplomático 7
Capítulo 2: A construção 10
2.1 Conclusão da obra e seu impacto na vida local 11
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Introdução
A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. O nome Itaipu foi tirada de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi, o termo significa "barulho do rio das pedras", através da junção dos termos itá (pedra), 'y (rio) e pu (barulho).
Este trabalho acadêmico tem por objetivo fazer um estudo entorno da Usina de Itaipu, apresentando dados relevantes para o entendimento desde seu projeto até sua construção e os resultados alcançados.
CAPÍTULO 1
Uma história de desafios
1.1 Desafio humano
Em 1973, técnicos percorrem o rio de barco em busca do ponto mais indicado para a construção da Itaipu Binacional. O local é escolhido após a realização de estudos com o apoio de uma balsa. No coração da América do Sul, brasileiros e paraguaios indicam um trecho do rio conhecido como Itaipu, que, em tupi, quer dizer "a pedra que canta". Naquele local, encontrava-se uma ilha, quase sempre submersa, chamada Itaipu, logo após uma