Ureia Fertilizantes
2014
fertilizantes ureia Trabalho sobre um produto da Indústria Química apresentado à disciplina de Introdução à Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à segunda avaliação.
Curitiba
2014
Resumo
Fertilizantes são substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, e é um dos principais insumos agrícolas, que fornecem nutrientes necessários para o crescimento das plantas, repondo ao solo os elementos retirados a cada colheita aumentando sua capacidade produtiva. Os fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, constituem a mistura NPK, encontrados no solo. A função do fertilizante é repor esses elementos que foram retirados do solo a cada colheita. Quando aplicada no solo ocorrer a reação de hidrólise que é a quebra das moléculas.
Em 1773, cristalizou-se uma substância a partir da urina animal. Logo depois, PROUT, separou a uréia da urina, obtendo uréia cristalina e pura. WHOLLER, em 1928 sintetizou-a em laboratório, tornando-se a primeira substância produzida por animais e obtida sintéticamente.
A uréia tem sido bastante utilizada como fertilizante nitrogenados. Existem três fábricas atualmente, mas mesmo assim a produção não é suficiente por ser um país aonde a agricultura é bastante predominante, tendo assim que importar.
A matéria prima utilizada (NH3 e CO2), vem da queima do RASF (Resíduo asfáltico). O processo se dá através da amônia e dióxido de carbono que geram o carbamato de amônio, e no segundo estágio o carbamato de amônio gera a ureia mais água, formando uma reação endotérmica. Ao final do processo a ureia em forma de solução é enviada à torre de perolação, aonde em contato com o ar atmosférico succionado forma os grânulos.
Há uma série de cuidados na preparação, produção e transporte da uréia.
A lei Nº.4074/2002 para descarte das em embalagens, aonde a responsabilidade