QUIMICA
Fabricação de Fertilizantes a base de
Nitrogênio
Nomes: Vitor Franco
Matheus Giollo
Beatriz Florença
Larissa Milena
Prof. : Edileuza
INDAIATUBA – 2015
FERTILIZANTES
Os vegetais são caracterizados pela capacidade de produzir o seu próprio alimento, o autotrofismo. Porém, em alguns casos, eles não dispõem de bons recursos nutritivos para isso, sendo necessário, portanto, o uso de fertilizantes.
Os fertilizantes são compostos orgânicos ou inorgânicos utilizados para repor os nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal. Alguns nutrientes são necessários aos vegetais em menores quantidades e por isso são denominados micronutrientes, como é o caso do ferro, zinco, boro, manganês, cobalto,molibdênio, etc.
Fertilizantes Nitrogenados
Os fertilizantes nitrogenados são produzidos, importados e comercializados no Brasil em grandes quantidades. Eles provêm da amônia que possui o nitrogênio na sua composição. E todo o nitrogênio vêm da atmosfera; o ar contém 82.000 toneladas de N para cada um hectare de superfície terrestre; é muito N.
O nitrogênio do ar é um gás inerte e insolúvel. Ele não é absorvido diretamente pelas plantas, com exceção das leguminosas e alguns organismos fixadores de N; já existem pesquisas e comercialização de inoculantes para as culturas do milho, sorgo e arroz.
Explicações de alguns componentes da tabela de Fertilizantes Nitrogenados:
AMÔNIA: A amônia (NH3) é o ponto de partida para a produção de fertilizantes nitrogenados e alguns fosfatados. A forma básica do fertilizante é a "amônia anidra", ou seja a amônia livre de água. As indústria utilizam temperaturas elevadas e pressão para poderem fixar o nitrogênio do ar com o hidrogênio. O gás natural é a maior fonte de hidrogênio na produção de amônia; para produzir uma tonelada de amônia são necessários 1.030 m³ de gás natural.
Na produção da amônia, que contém 82% de N, o gás natural reage com vapor, na presença de um catalisador de níquel, e sob