UR Nammu
Ur-Nammu foi o fundador da teceira dinastia de Ur 2112-2095 a.C.(colocar onde é Ur e o que é Ur) Segundo suas próprias palavras, ele obteve este título do governante local chamado Utuhengal de Uruk. Utu-khegal, possivelmente seu irmão, escolheu Ur-Nammu como governador de Ur, rebelando-se contra e subsequentemente derrotando Utu-khegal, bem como o rei Nammahani de Lagash.
Entretanto, como monarca Ur-Nammu mostrou-se excelente administrador, contrutor de templos e de infraestrutura para a Suméria, tendo estabelecido a última importante Dinastia Suméria, chamada de Terceira Dinastia de Ur, ou Ur III. Ur-Nammu também foi um talentoso líder militar e um magistral administrador. Ele também promulgou o primeiro código de leis na história da humanidade.
Ur-Nammu criou um eficiente sistema administrativo, no qual as cidades eram governadas por governadores provinciais, escolhidos pelo rei.
O código de Ur-Nammu (2040 a.C.), surgido na Suméria, descreve costumes antigos transformados em leis e a enfatização de penas pecuniárias para delitos diversos ao invés de penas talianas. Considerando um dos mais antigos de que se tem notícias, no que diz respeito a lei, foi encontrado nas ruinas de templos da época de rei Ur-Nammu, na região da Mesopotâmia, atual Iraque.
O Código de Ur-Nammu foi descoberto somente em 1952, pelo assiriólogo e professor da Universidade da Pensilvânia,
Samuel Noah Kromer. É possível identificar em seu conteúdo dispositivos diversos que adotavam o princípio da a justiça em suas terras. Baniu a calúnia, a violência, dos atualmente chamados danos morais. No sistems judicial, os juízes da época eram em geral, os membros mais velhos da comunidade.
Havia leis e contratos escritos nos tribunais, negócios e até nos casamentos. No casamento o contrato estipulava cláusulas, onde constavam os deveres e multas, em caso de divórcio.
Prólogo do "Código de Ur-Nammu":
"Depois que An e Enlil deram o reino de Ur para Nanna, nesse