universo espiritual da polis
MICÊNICA”
A formação do mundo grego POR QUE A CIVILIZAÇÃO
MICÊNICA?
Período Micênico (1950 a.C. – 1100 a.C)
“O título deste capítulo, Grécia, nos faz pensar em um país atual, no Mediterrâneo oriental. Não era essa a definição dos próprios gregos na Antiguidade, para os quais gregos eram aqueles que falavam a língua grega. Onde quer que houvesse gregos, ali estava a Grécia.”
“Quem eram os gregos? As primeiras civilizações da Grécia Antiga”. In: FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 2. Ed., São Paulo: Contexto,
2002, pp. 13.
A fonte para tentar compreender essa civilização é a Linear B, escrita silábica em placas de argila que elaboradas entre 1500 a.C. e 1150 a.C.
Essa escrita foi encontrada em Cnossos, Tebas, Micena entre outras localidades. A
Linear B possuí algumas aproximações com o a língua que depois será conhecida como grego. Como se originou e consolidou a civilização micênica? “A realeza micênica”. In: VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 2013, pp. 23-39.
“Quem eram os gregos? As primeiras civilizações da Grécia Antiga”. In:
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 2. Ed., São Paulo: Contexto, 2002, pp.
13-24.
O SURGIMENTO DA
CIVILIZAÇÃO MICÊNICA
Os gregos são um povo indo-europeu, formados por quatro tribos que se fixaram nas imediações do Mar Egeu e do Mar Jônico: jônios, eólios, aqueus e dórios.
Os primeiros a se instalar na região foram os jônios (1950 a.C.). Posteriormente, migraram para a região os aqueus e o eólios (1580 a.C.), e, por fim, os dórios (1200
a.C.).
Os aqueus deram origem à civilização micênica. Por volta de 1450 a.C. conquistaram a ilha de Creta e iniciaram uma expansão à outras localidades do Mediterrâneo.
Fontes: Linear B e vestígios arqueológicos.
Fonte: http://historiaalternar.blogspot.com.br/2012/07/grecia-antigaresumo-2-primeiros.html
“A REALEZA MICÊNICA”
A dificuldade de interpretação da Linear B.
“A vida social