O UNIVERSO ESPIRITUAL DA POLIS
Mapa textual para compreensão do texto apresentado à disciplina Filosofia e Ética Profissional.
São Luís,
2014
Jean Pierre Vernant
As Origens do Pensamento Grego
Trad. Ísis Borges B. da Fonseca
Rio de Janeiro
Difel
2002
Capítulo IV- O universo espiritual da polis
"O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder." (p. 53)
As origens do pensamento grego
"Esse poder da palavra -de que os gregos farão uma divindade: Peithó, a força de persuação-lembra a eficácia das palavras e das fórmulas em certos rituais religiosos."(p. 54)
"A palavra não é mais o termo ritual, a fórmula justa, mas o debate contratidório, a discussão, a argumentação."(p. 54)
"A arte política é essencialmente exercício da linguagem: e o logos, na origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, por intermédio de sua função política." (p. 54)
"Uma segunda característica da polis é o cunho com plena publicidade dada às maniestações mais importantes da vida social."(p. 55)
"Pode-se mesmo dizer que a polis existe apenas na medida em que se distiguiu um domínio público nos dois sentidos diferentes, mas solidários do termo: um setor de interesse comum, opondo-se aos assuntos privados; práticas abertas, estabelecidas em pleno dia, opondo-se a processos secretos."(p. 55)
"Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida política; é a escrita que vai fornecer, no plano propriamente intelectual, o meio de uma cultura comum e permitir uma completa divulgação de conhecimentos previamente reservados ou interditos."(p. 56)
"Os sacra, outrora carregados de uma força perigosa e não expostos à vista do público, tornam-se sob o olhar da cidade um espertáculo, um ensinamento sobre os deuses".(p. 59)
"Entretanto, não é sem dificuldade nem sem resistência que a vida social é assim entregue a uma publicidade completa."(p. 59)
"Muitas