universitario
Podemos observar a Época medieval dividida em dois períodos. A alta idade média que foi marcada pelo obscurantismo cultural, fruto da decadência romana e das invasões dos povos bárbaros, e a Baixa idade média, esta já não vista como “idade das trevas como muitos observam a idade medieval”. Nesta fase aparecem grandes personalidades como Roger Bacon, Dante Alighieri e São Tomás de Aquino. Estes foram influentes pensadores de um tipo de vida intelectual e contribuiu para a criação das universidades no século XIII e antecedeu o renascimento.
Para entender a cultura medieval podemos destacar na obra, suas restrições no âmbito pedagógico. O feudalismo era um sistema político-social voltado para aquele que possuísse terras e que por sua vez geravam empregos. As pessoas eram escravizadas a terra, fonte de riqueza para o sistema da época. Entretanto os servos eram os únicos que trabalhavam na sociedade feudal e deviam submissão e obediência a classe dominante.
A educação física apesar de não exercer um destaque especial, recebeu atenção da aristocracia. É interessante ressaltar a educação cavalheiresca que foi importante na Idade Média e que valorizava a formação do homem. Cultivava-se em grande medida as destrezas físicas e corporais, como o manejo do arco e da lança, corrida, equitação, esgrima, natação e caça. As habilidades mencionadas eram disputadas em competições e torneios nos quais se julgava o valor e as destrezas dos cavaleiros.
Mesmo que a pedagogia oficial não existisse, a prática esportiva atingiu até mesmo as