Universidade e Ciência
Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:
Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.
Texto 1
Pressuposto(s):
O gato não fazia ideia no que se passava no mundo na atualidade, onde surge uma curiosidade pelo fato de o homem falar que ele não sabia um monte de coisa, como se estivesse acontecendo algo realmente bom e de seu interesse, mas depois de olhar o jornal ele pode concluir que não precisava saber das besteiras e coisa ruins que estava se passando.
Subentendido(s):
O homem fala para o gato que não sabe no que se passa pelo mundo na atualidade por falta de interesse do gato de ir atrás de algum meio de informações sobre o mesmo e o gato fala par ao homem que não quer saber o que se passa pelo mundo, porque ele sabe que não é coisa boa e prefere não saber das coisas ruins.
Texto 2
Disponível em: data de acesso: 23/09/2014
Pressuposto(s):
O homem de terno azul pressuposto político, se refere a outras pessoas como “laranja” para se aproveitar delas e alcançar seus objetivos, que no caso seria então a lavagem de dinheiro, que segundo o homem de terno marrom disse, que uma vez já foi dinheiro sujo, sendo assim, que foi conseguido através da corrupção.
Subentendido(s):
O homem de terno marrom questionando de o por que o dinheiro homem de terno azul é tão limpo, faz com que compare com o dele, e quer saber os meios que ele utiliza para que o dinheiro