Universidade e ciência
Como e em que momento nasce às universidades?
Antes de surgir às universidades, existiam as escolas medievais que eram regidas pelas igrejas e mosteiros. Com ascensão da burguesia juntamente com o crescimento social da época essas escolas foram designadas a ampliar seu ensino, com intuito de melhor formação surgem os mestres carismáticos e adentram novos conteúdos.
As primeiras universidades (ainda não oficializadas) eram comandadas pela igreja, as aulas eram realizadas em grandes salões e os alunos sendo a maioria já senhores de idade, pagavam para assistir as aulas.
A primeira universidade surgiu em Bolonha na Itália no ano de 1150, nela foi anexado o curso de direito com as disciplinas de gramática e lógica. A segunda surgiu em Paris fundada em 1214.
Da fundação/ Carta bula papal, carta de príncipes e reis, espontâneas e migração
Bula papal e carta de príncipes e reis
Algumas universidades surgiram por meio de bulas ou por cartas de príncipes, reis ou imperadores, elas concebiam proteção e totais privilégios aos mestres e alunos, dentre eles isenção de serviço militar e impostos, aluguéis mais baixos e imunidade em relação a algumas determinações da Justiça.
Como na América espanhola, foram criadas por meio de decretos reais as universidades de São Domingos ( 1538), de Lima (1551) e do México (1551), todas controladas por ordens religiosas-jesuítas dominicanos. A partir do século XIV é mais freqüente a criação de universidades pelos poderes não-eclesiásticos, devido tanto à centralização política dos Estados monárquicos quanto à capacidade de formação de seus próprios quadros.
Espontâneas e migração
O surgimento espontâneo era originário do modelo das escolas medievais como a Universidade de Oxford (1214), na Inglaterra, as de Montepellier (1220) e Paris (1250), na França e a de Bolonha (1150), na Itália, esta última uma associação de