Fichamento
Sâmara Camila Pinto de Almeida¹
SEABRA, Giovanni. Pesquisa científica: o método em questão. 2. ed. João Pessoa-PB: Universitária, 2009. p. 13-18.
Pág.
Destaque
Comentário
13
13
14
14
14
15
15
16
16
17-18
18
18
“A origem do saber tem suas raízes no conjunto de informações adquiridas desde a infância, através do aprendizado resultante do contato com pais, irmãos, amigos, professores, [...]”
“[...] conhecer é esclarecer realidade. [...] Assim, conhecer significa clarear a realidade. Somente com a aquisição do conhecimento é possível desvendar a verdade presente na realidade, [...]. O conhecimento é o meio pelo qual descobrimos a natureza dos fenômenos emanada através das aparências, [...]”
“A apropriação do conhecimento pode proceder de duas maneiras: direta e indiretamente.“
“A aquisição direta do saber ocorre quando o indivíduo absorve cognitivamente a realidade mediante o contato direto com o mundo exterior.”
“O processo de assimilação indireta do conhecimento é a sua apropriação através da difusão pelos meios de informação do entendimento de realidade manifestada por outras pessoas.”
“O conhecimento da realidade e seus significados correlatos possuem dois níveis, a saber: o senso comum e o senso crítico.”
“O senso comum ou o bom senso é a compreensão do mundo real e imaginário por meio de um conjunto de opiniões, hábitos e formas de pensamento, sistematicamente desestruturado, utilizado diariamente pelos indivíduos como meio de orientação para suas vidas. [...] o conhecimento dito vulgar não procura as causas reais dos fenômenos, fatos ou acontecimentos.”
“Já o conhecimento metódico-crítico não se contenta com as primeiras impressões, buscando a essência das coisas.”
“O saber, adquirido através do método científico, proporciona ao