Universidade E Ciencia
# Métodos de abordagem – estão vinculados ao plano geral do trabalho, ao raciocínio que estabelece o feio condutor.
- Método dedutivo – parte de uma proposição universal ou geral para atingir uma conclusão especifica ou particular (Nenhum mamífero é peixe, a baleia é mamífero, então a baleia não é peixe).
- Método indutivo – parte de uma ou mais proposições particulares para atingir uma conclusão geral ou universal (Cisne 1 é branco, cisne 2 é branco, cisnes 1 e 2 são brancos, logo todos os cisnes são brancos).
- Método hipotético-dedutivo – é um método que consiste em testa hipóteses, a solução provisória apresentada ao problema da pesquisa deve ser submetida ao teste de falseamento (ciência).
- Método dialético – a dialética é uma abordagem que tem como objetivo a obtenção da verdade a partir da observação e superação das contradições dos argumentos, implicando o clássico raciocínio da tese, antítese e síntese. A negação é o seu motor.
- Método fenomenológico – a fenomenologia toma como base a ideia de que é possível chegar a essência do objeto da pesquisa a partir da observação e do exame do fenômeno como algo que aparece a consciência, esta principalmente na abordagem qualitativa.
# Métodos de procedimento – estão ligados muito mais a etapa de aplicação das técnicas em uma investigação ou, mais especificamente, as fases de desenvolvimento de uma pesquisa, por exemplo, na coleta e registro de dados.
- Método comparativo – tem como preocupação básica a verificação de semelhança entre pessoas, padrões de comportamento ou fenômenos, para poder explicar as divergências constatadas nessa comparação.
- Método estatístico – fundamenta-se na utilização da teoria estatística das probabilidades para a interpretação de dados analisados, ou melhor, consiste na redução de fenômenos sociais a representação quantitativa e aplicação de instrumentos estatísticos de análise.
- Método monográfico – consiste no estudo minucioso e contextualizado de