Universidade Salgado De Oliveira
Considerando que o concreto esteja disponível para lançamento, pesquise e descreva os componentes dos vibradores e mangotes, uso e cuidados.
Alunos: Bianca Barbosa
Breno Fonseca
Bruna Tavares
Camilla Siqueira
Derlan Von Rondove
Jhenifer Passos
Piero Cabral
Os componentes dos vibradores e mangotes, uso e cuidados
Na construção civil, os vibradores são recomendados para diversos tipos de obras, com aplicações especialmente na colocação de lajes, vigas, alicerces e colunas de concreto.
Os processos podem ser manuais e mecânicos.
A vibração do concreto elimina o ar aprisionado no interior da massa do concreto fresco, permitindo assim uma maior fluidez, sem aumento da quantidade de água, e determina a ascensão à superfície do excesso da água de amassamento e da pasta de cimento. Com isso, são melhoradas todas as características do concreto: compacidade, resistência à compressão, impermeabilidade, aderência, retração e durabilidade. Em relação à resistência, conforme indica o gráfico abaixo, pode-se observar que para 2,5% de vazios a redução na resistência será em torno de 20%.
Figura 1 – Redução da resistência em função dos vazios
Vibradores internos:
Estes vibradores são chamados de imersão ou de agulhas. São utilizados em pavimentos, vigas e colunas.
Inseridos no concreto fresco, induzem o adensamento por meio de oscilações. O final da operação de adensamento poderá ser avaliada pela aparência da superfície do concreto.
Esta não deverá apresentar falhas nem excesso de argamassa, estando livre de bolhas de ar. O vibrador deverá ser retirado lentamente do concreto, de modo que a cavidade deixada por ele se feche completamente
Esquema básico de um vibrador sem aprisionamento de ar. de imersão.
O acionamento dos vibradores poderá ser efetuado por motores à:
ENERGIA ELÉTRICA
GASOLINA
AR COMPRIMIDO
A aplicação de um vibrador deve ater-se aos seguintes cuidados:
a) as posições sucessivas devem estar a distâncias inferiores ou