Freud1
Profª Silene
Grupo
Adriene Boneti
Ana Amorim
Elaine Crispim
Keila Rempel
Liziane Ferreira
Romana Jardim
Vithoria Souza
Sigmund Freud
NOME: Sigmund Schlomo Freud.
NASCEU: 6 de maio de 1856, Pribor,
Republica Checa.
VIVEU: Viena até 1938.
MOREU: 23 de setembro de 1939,
Londres, Reino Unido.
A psicanálise é um método de tratamento para perturbações ou distúrbios nervosos ou psíquicos, ou seja, provenientes da psique; bastante diferente da hipnose ou do método catártico
1873 - Matriculou-se na Universidade de Viena.
1876 - Instituto de Fisiologia.
1881 - Freud concluiu seus estudos de medicina.
1883 - Freud foi aluno de Theodor Meynert.
1885 - Freud vai a Paris;
1886 - Freud casou com Martha Bernays;
1890 – Sonhos.
1905 – Três ensaios para uma teoria da sexualidade. Iniciou seus estudos e publicações com a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, que poderiam desaparecer se o paciente conseguisse se expressar.
Fazia uso da Hipnose.
Acreditava que as memórias ocultas ou "reprimidas" nas quais baseavam-se os sintomas de histeria eram sempre de natureza sexual;
Insatisfeito com a hipnose, desenvolveu o que é hoje a base da técnica psicanalítica: a livre associação. O paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses.
Afirma que os sonhos são "a estrada mestra para o inconsciente", a camada mais profunda da mente humana, um mundo íntimo que se oculta no interior de cada indivíduo, comandando seu comportamento, a despeito de suas convicções conscientes.
Sigmund Freud, o austríaco que causou uma revolução no estudo da mente ao publicar “A Interpretação dos Sonhos”. Nele, o pai da psicanálise contestava a noção bíblica de que os sonhos eram fenômenos sobrenaturais, dizendo que derivavam da psique humana.
Decifrá-los, portanto, seria a chave para entender o que se passa dentro da nossa mente. Essas teorias foram