UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Pré - laboratório de química orgânica experimental I
Disciplina: Química orgânica experimental I
Sobral, 09 de junho de 2015.
Índice
Destilação 4
Destilação simples 5
Ponto de ebulição 6 Pressão de vapor de uma substância 7
Referências bibliográficas 8
1.0 Destilação
A destilação é o processo de separação de misturas homogênea mais empregada em laboratórios de Química. Essa técnica baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura. Existem dois tipos desse processo: a destilação simples e a destilação fracionada. A aplicação de cada um depende do tipo de mistura que se deseja separar.
No caso de misturas do tipo sólido-líquido, costuma-se utilizar destilação simples. Um exemplo é a separação de uma mistura de água e sal:
A mistura é colocada no balão de fundo redondo e aquecida. O ponto de ebulição da água é bem menor que o do sal, por isso ela entra em ebulição primeiro. O vapor da água sobe e passa para a outra vidraria que está conectada ao balão, isto é, ao condensador. Esse equipamento possui uma mangueira acoplada a ele que permite a passagem da água vinda da torneira por suas paredes. Assim, ao entrar em contato com as paredes internas do condensador que estão resfriadas, o vapor liquefaz-se (condensa-se), voltando para a fase líquida. A água líquida é recolhida na outra extremidade com um erlenmeyer ou um béquer, enquanto o sal permanece no balão de fundo redondo. O esquema da aparelhagem utilizada nesse processo pode ser visto a seguir:
1.1 Destilação simples
É Um processo que consiste na separação de um líquido e de uma substância não volátil, este processo inicia-se quando existe o aquecimento de um líquido ou de mosto fermentado no pote de um alambique ou de uma alquitarra. Logo que a temperatura se eleva os elementos mais voláteis da mistura, que evaporam a baixas temperaturas, são os primeiros a