Universidade Estadual Vale do Acaraú
Curso: Educação Física
Professor: Adalberto
Nome: Gutemberg Araújo Marques
ÉTICA
Sobral Fevereiro /2014
Ética cidadania, na escola e na sociedade.
Toda criança e todo jovem têm o direito de aprender o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, é dever da escola ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo, da identidade nacional e da própria condição humana, é direito de toda escola ensinar a ética para seus alunos para ele viver melhor na sociedade. A função da escola neste sentido é trazer o jovem, seu aluno, para o despertar de seu papel enquanto agente formador de uma nova sociedade, não imediatamente, mas sim a longo prazo, ações que fazem a diferença. Seu papel passa a ser o de mostrar que esta era nova aumenta a alto estima de toda uma geração.
Na busca de uma sociedade inteligente, que valorize os princípios das vidas humanas, é importante que estejamos prontos para discutir e refletir o bom desenvolvimento de uma sociedade apta a agir com ética, formando assim cidadãos justos e íntegros.
A consciência e a visão global trazem a necessidade de desenvolver uma linha de conduta ética com a sociedade, formando uma nova interligação ética cidadã.
De acordo com muitos estudiosos, ética significa o modo de ser, o caráter do homem, ou melhor, a sua relação intersocial com seus parâmetros de vida. A conduta de cada ser humano no meio social se traduz no campo da moral, refletindo diretamente no comportamento de cada um.
A ética não é puramente teoria, mais uma reflexão crítica sobre a moralidade, analisando fundamentos da vida moral e social.
Ao longo do tempo, com as transformações históricas, a vida moral assim como a