UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
Engenharia Civil
CURSO
Introdução a Engenharia Civil
DISCIPLINA
Segurança do Trabalho na Construção Civil
ASSUNTO
Alunos: Allan Araújo de Aguiar
João Batista Freitas
Março/2015
Segurança do Trabalho na Construção Civil
1.0 – Introdução
Acidentes do Trabalho só trazem prejuízos, nenhum benefício. O Trabalhador é o maior patrimônio da empresa.
Acidentes do Trabalho são eventos indesejáveis que surgem no decorrer do processo produtivo. O ser humano, para satisfazer as suas necessidades, precisa utilizar diversos bens materiais que, em grande parte, não são encontrados na natureza. Assim, para conseguir esses bens, precisa da realização de uma série de processos de trabalho, através do uso de máquinas, ferramentas, equipamentos e da sua própria força de trabalho, para transformar essas matérias-primas existentes na natureza em bens que satisfaçam as suas necessidades.
No passado, principalmente com o advento da Revolução Industrial, o homem, em favor da produção e da máquina, era tratado em aspecto secundário. Com o passar do tempo e após muitas lutas, o trabalhador começa a ser o centro de atenção do processo produtivo.
Dever-se-ia estar discutindo a necessidade da existência desses agentes de riscos no ambiente de trabalho, a necessidade de elimina–lós, neutralizá-los ou atenuar os seus efeitos. Mas o que se percebe é que o interesse econômico fala mais alto. O trabalhador e suas lideranças optam por expor a saúde por uma ínfima compensação financeira.
Sabe-se, por razões óbvias, que não é tarefa fácil eliminar a exposição do trabalhador a esses agentes de riscos, bem como melhorar as condições de trabalho. Isto envolve uma série de interesses sociais, econômicos e políticos, chegando ao extremo, por parte de alguns, de temer perder o poder de barganha existente entre patrão, sindicatos e trabalhadores. O que se vê no Brasil é a existência de más condições de trabalho, o que serve de