UNIVERSIDADE EST CIO DE S
O presente trabalho tem a finalidade de ressaltar a importância sobre a doença de Alzheimer, pois nos dias de hoje ouvimos muitas pessoas, principalmente os mais jovens, falarem que esquecem as coisas muito rápido, ou dizem que tem certa dificuldade para memorizar, principalmente quando mais precisam. Talvez isso aconteça pela correria do dia a dia ou pela sobrecarga de atividades. Muitas vezes quando encontramos com pessoas idosas que esquecem facilmente as coisas logo falamos que ela esta ficando “esclerosada” ou é “caduquice”, mas não paramos para pensar que pode ser algo mais grave, como uma doença.
Existem muitas doenças podem causar a perda de memoria, mas hoje irei falar um pouco de uma doença especifica que tem crescido muito e ataca grande parte da população com mais de 65 anos, que é a doença de Alzheimer. De acordo com o ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. De acordo com o que vem sendo estudado por vários profissionais, a doença de Alzheimer é um tipo de demência, que traz consigo fatores que acarreta a perda de memoria progressiva das funções intelectuais; é uma doença degenerativa, e ainda sem cura, porem existem tratamentos para fazer retardar os efeitos dessa doença e melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares.
O objetivo desse trabalho é mostrar como foi descoberta a doença de Alzheimer, como acontece essa doença, seus fatores de risco, diagnóstico, evolução e tratamento da mesma, para que você possa saber como lidar com essa doença e quem sabe poder ajudar os que estão a sua volta a lidar com ela também.
1 DOENÇA DE ALZHEIMER.
Essa doença foi descrita pela primeira vez por Alois Alzheimer em 1906 e ganhou o seu nome. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um