ATPS Passo2
Existem três variáveis básicas que sempre estarão presentes no processo de negociação, são elas: Poder, tempo e conhecimento.
O poder ele pode ser tanto bom, quanto ruim, dependendo muito da circunstancia na qual ele for utilizado. a primeira coisa se vem a cabeça quando se fala em poder é autoridade, persuasão, influência, algo injusto na qual uma das partes sempre sai ganhando diante da outra. No entanto o poder ele basicamente é o fato de a pessoa conseguir aquilo que ela quer, ter em mente claramente oque quer e saber analisar oque a outra parte necessita e com isso usa suas estratégias para conseguir aquilo que ela quer e ajudar a outra parte a também conquistar seu objetivo. Se usado de maneira correta o poder pode ser que grande beneficio para ambas as partes e criar um relacionamento bom e duradouro, da mesma forma se usado de maneira incorreta, impondo autoridade sem levar em consideração pode ser benéfico para o lado mais forte, porém a curto prazo.
Tempo: O tempo pode ser subdividido em vários pontos, como por exemplo o tempo de planejamento, com qual a pessoa se prepara para a negociação , levanta as informações necessárias para uma boa negociação, cria um bom planejamento estratégico para saber exatamente oque irá precisar e oque se deseja naquela negociação.
A pessoa que tem mais tempo sempre estará em vantagem diante da pessoa que tem menos tempo, pois é sempre interessante ser paciente porque as concessões normalmente são dadas por aquelas que tem menos tempo ao final de uma negociação, muitas vezes, é também importante não revelar a quantidade de tempo que se tem, mesmo tendo pouco tempo, podemos persuadir a outra parte passando a tranquilidade de alguém que está sem nenhuma pressa, quando na verdade seu tempo está se esgotando.
Em relação ao tempo também é importante saber oque fazer, quando e em que momento é mais oportuno tomar determinadas decisões, fazer concessões, ouvir e fazer uma boa