Universidade Est Cio De S
ARANHA, MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA
MULHER E SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO
CIBELE DA S SANTOS DO CARMO CLÁUDIA DOS SANTOS ARAUJO DE BARROS LORENA ISABELLE ZANONI
Belo Horizonte
2015
MULHER E SUA TRAJETORIA NA EDUCAÇÃO
TRABALHO; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ,ANTIGUIDADE GREGA :A PAIDÉIA PAG.57 A 78 . UM PARALELO DA EDUCAÇÃO GREGA COM A EDUCAÇÃO ATUAL ;TEMA ESCOLHIDO “MULHER”.
ORIENTADORA: PROFA. LUCIMAR LACERDA
BELO HORIZONTE
2015
Mulher e a sua História
A fazermos um retrospecto constatamos que a educação da mulher sempre foi preterida.Com pequenas variações, todos os povos confinaram suas mulheres a certos espaços da casa.Enquanto os meninos saiam bem cedo da tutela da mãe, as meninas continuavam dependendo delas para a aprendizagem ditas femininas. As mulheres, em geral, não tratavam dos negócios nem de política. Contudo a pretensão da falta de vocação para esses assuntos tem sido muitas vezes desmentida ao longo do tempo.
Mulher e seu papel na educação MODELOS DE EDUCAÇÃO: ESPARTA E ATENA
O papel da mulher na Grécia antiga era ser mãe ter filhos é gerar gerar cidadão, papel vinculado a cidade (polis). A mulher Ateniense, era desprovida dos direitos político e submetida socialmente, devia ser boa esposa, dona de casa, reprodutora de filhos . Já a mulher Espartana o seu principal dever era dar filhos ao Estado filhos fortes e saudáveis, tinha algum poder e influência na economia. Podia herdar e ficar com as riquezas da família, recebia alguma instrução militar, praticava exercícios físicos e podia sair de casa sozinha A educação se iniciava aos 07 anos, a criança do sexo feminino permanecia no seu gineceu. Local da casa onde as mulheres se dedicavam afazeres