EDUCA O DE SURDOS
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Karina das Graças Buch.1
Referência: FERNANDES, Sueli. Educação de Surdos. Ibpex Editora, 2010. 159 p.
O livro Educação de Surdos foi elaborado pelo Centro Universitário Uninter para alunos de especializações em educação especial, sua essência passa desde história a cerca da educação de surdos, até os atuais desafios para a inclusão.
Esta obra é de responsabilidade da Doutora em Estudos Linguísticos e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná, Sueli Fernandes, a mesma atua desde 1990 como docente em cursos de graduação e pós graduação nas áreas de Linguística e Educação Especial.
Dentro do tema Histórico da Educação de Surdos podemos perceber que o preconceito referente a pessoas com deficiência vem desde os primórdios da humanidade, pessoas eram descriminadas devido ao fato de não terem estudos sobre as doenças, criava – se historias a cerca dos mesmos, diziam que foram castigados por Deus, ou ainda, que possuíam demônios dentro de si, como é citado em trechos bíblicos. Demorou muito para que as falsas ideologias mudassem, até meados da Idade Media os surdos eram tidos como pessoas que não tinham inteligência, e nem possibilidades de linguagem, suficiente para a aprendizagem. Nessa época na Grécia e em Roma, os surdos eram condenados a escravidão ou a morte, por que a ideologia do povo era que se não havia oralidade não havia pensamento.
Foi só no século XVI que as primeiras tentativas de educação dos Surdos tiveram inicio, com o monge espanhol Pedro Ponce de León, que ensinava surdos da nobreza, a ler, escrever e contar, em um mosteiro, através de gestos. Em 1620 deu se inicio a primeira tentativa de ensino da fala mas de forma individual realizada apenas com Surdos oriundos da nobreza, os principais percursores Juan Pablo Bonet (pioneiro) e Pedro J.R. Pereira apontado como mais célebre de sua época. Entre 1754 e 1768 o alemão Samuel Heinicke aplicava sua metodologia, ainda experimental, que