Hist Ria Da Educa O De Surdos Reflex O
MARÍLIA SILVA BARBARA DE ALMEIDA
REFLEXÃO
Trabalho apresentado ao Profº Junior, como avaliação parcial do aproveitamento da disciplina de Libras do curso de Letras do Centro Universitário Padre Anchieta.
Jundiaí-SP
24/03/2009
História da educação de surdos
Reflexão
A história dos surdos começou muito triste e dolorosa, pois eles eram tratados como seres irracionais e primitivos, excluídos da sociedade.
Só por esses tratamentos podemos imaginar como eles se sentiam abandonados, sem qualquer perspectiva de vida e sem ninguém que entendesse o que eles estavam buscando para suas vidas, apenas querendo oportunidade para mostrar sua habilidade e sua inteligência apesar da deficiência Era o preconceito falando mais alto em toda a sociedade e a exclusão desses deficientes que para muitos não tinham nada a nos mostrar ou ensinar, por isso viviam como miseráveis.
É bonito ver que no meio de tantas pessoas preconceituosas como eram a maioria antigamente, alguns tiveram a grandeza de se dedicar a entender e ensinar o método das LIBRAS, o ensino de língua para os surdos, dando assim oportunidades para eles mostrando sua capacidade de aprendizado e também de mostrar que eles têm muito para nos ensinar também.
Mesmo diante de tanta evolução ainda vemos certa dificuldade em ingressar um deficiente auditivo na sociedade de hoje pelo simples fato de as leis falarem preferencialmente e não exclusivamente a eles que a meu ver são tão inteligentes ou mais que nós que não temos essa deficiência, o que falta é comunicação já que nem todo mundo ou a maioria, não sabe usar a língua de sinais para se comunicar com um deficiente auditivo. Muitas vezes até mesmo um professor se vê sem meios para se comunicar com um aluno surdo, porque a escola não está totalmente preparada para essas ocorrências e por conta disso o aluno é obrigado a parar no tempo ou a interpretar o que o professor está querendo lhe passar por meio de